segunda-feira, 29 de março de 2010

O jornaleiro que é gente como a gente!

Por Manuela Carvalho

Júnior é jornaleiro e é gente como a gente.

“Manhee, vê se tem 14 reais aí”, começou Francisco Ranieri Junior , o famoso jornaleiro da Av. Paulista. Meio garotão, mas bem maduro, ele completou 42 anos, gaúcho porém se considera paulista.“Minha vida é um jogo aberto e não tenho nada a esconder”, assim começou contar sua história.

A banca é uma herança familiar, fundada pelo seu pai e seu tio em meados de 70." Jovem Banca" foi uma das primeiras bancas na região paulistana, quando a grandiosa av. Paulista ainda não estava pronta. A correria da rua mais agitada de São Paulo permite que Junior trabalhe no mínimo 10 horas por diasua banca fica aberta 24 horas.

“Porque somos conhecidos? Eu acho que é pelo do atendimento, variedade, simpatia e localização, é um mix de coisas”. Sempre bem humorado e espontâneo, diz que nasceu para esse trabalho, adora se comunicar com as pessoas. Considera-se um homem de sorte, e revela que sua base para acordar otimista todos os dias sempre foi a família.

"Revistas, jornais, livros, cigarros... Pode-se considerar uma banca completa. Entretanto, a de Junior é especial. Lá se encontra sua “galeria”. No canto da loja, revistas de mulheres nuas autografadas. “Já me ofereceram mil reais pela revista da Sabrina, mas eu não vendi não.”

Além da banca ser conhecida pela sua galeria de mulheres peladas, o jornaleiro produz eventos. Participou ano passado na Virada Cultural, com 12 horas de música ao vivo sem parar.

A loja já passou por várias histórias de roubos, vandalismo e loucuras. Francisco estava no dia em que o São Paulo Futebol Clube se tornou campeão da Copa Libertadores da America, para defender sua banca teve que se fingir de são paulino sendo que torce pelo Corinthians. “Uma vez uma mulher tirou a blusa na minha banca, e eu desesperado pedindo para ela vestir-se novamente”.

Seu dia é resumido pelo trabalho, as vezes sai para namorar, luta Jiu Jitsu quando pode e tem a comidinha sempre preparada pela mamãe. “Quando eu acordo minha mãe prepara as coisas que eu gosto, geralmente ela deixa a comidinha pronta”.

“Casei muito novo, tinha 20 anos minha mulher apenas 15. Você acredita que eu tive que pedir autorização do juiz para me casar?”,conta o jornaleiro, mas diz que se separou após 15 anos de matrimônio e mantém uma relação ótima com sua ex-mulher, que também trabalha em sua banca.Com um filho de 22 anos chamado Francisco, ele espera que siga a mesma carreira que a sua, porém não parece muito interessado e preferiu cursar Administração. Após a separação, decidiu morar com sua mãe Maria Beatriz por quem é bastante paparicado.

Ano passado, Junior se formou em turismo e pretende ainda estagiar em uma agência. Sempre muito esforçado, ele usou o aprendizado da faculdade para aplicar em sua banca. Lá aprendeu a mexer no computador e até criou um site. “Eu sei muito como funcionam as coisas na faculdade, meu filho não conseguiria me enganar”.

A "Jovem Banca" fica embaixo do prédio da Jovem Pan, onde os integrantes do PÂNICO trabalham. "Como todos os dias eu ia lá entregar jornal, fiz amizade com o Emilio" , assim várias promoções do pânico são feitas aqui, como vender revistas autografadas dos famosos que vão a rádio.



confira a tarde de autógrafos da Priscila do BBB na "Jovem Banca" :

http://www.youtube.com/watch?v=V7Qs5zAgVLs
Entrevista de Júnior no Pânico:

http://www.youtube.com/watch?v=96ivclr1tJ4
O site da banca também está disponível :

http://www.jovembanca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário