terça-feira, 23 de março de 2010

Eu amo São Paulo

Por Gabriela Montesano

Dona Maria do Carmo foge às regras, mas também é gente como a gente.

Não me lembro de um segundo sequer de silêncio enquanto Dona Maria estava no salão de beleza. Papo vem e papo vai muito rápido com ela. A senhora de 71 anos é conhecedora de tudo o que já se ouviu falar neste mundo. Pra cada assunto ela tem uma história. Mas tem uma frase que ela não para de repetir: "Eu amo São Paulo".
A alagoana é apaixonada pelo Brasil e principalmente pela cidade de São Paulo. Fala com o maior orgulho que é brasileira e não pensa em sair daqui nunca. Coitado de quem abrir a boca pra falar mal de alguma coisa do Brasil; Dona Maria já ataca o sujeito com um belo discurso. Não são poucos os casos em que brigou defendendo a pátria. Um deles aconteceu dentro de sua casa, com um colega de faculdade do filho do meio. Dona Maria falou que é sempre direta e verdadeira, então dessa vez não foi diferente. Ela perdeu a paciência com o rapaz, filho de japoneses, que ficou defendendo e elogiando o Japão, falando mal do Brasil. Mandou-o ao Japão e disse pra não voltar mais enquanto não soubesse dar valor ao país em que vive. Ela contou os casos com orgulho no salão, gritando ao final de cada um: "Eu amo São Paulo, eu amo o Brasil! Não falem mal perto de mim".
Viúva e mãe de três filhos, reclama da sociedade acomodada e de mulher que não tem atitude. "Mulher tem que se impor, não tem nada que ficar atrás do marido de boca fechada, sem saber o que dizer" - fala alto para todo o salão ouvir.
Como Dona Maria é puro amor à pátria, ela conta que já conheceu quase o Brasil inteiro e que conhece alguns países da América Latina, mas que da Europa ela nem quer saber. Orgulhosa, diz que não quer ser igual aos outros que vivem falando bem dos países europeus e nem conhecem o próprio país. Sua filha, Patrícia, que também estava no salão, disse que segue o exemplo da mãe e preferiu conhecer todo o Brasil primeiro e só agora ela vai visitar a Europa. Já o irmão, contrariando as duas, é apaixonado pela Alemanha e quer morar no país quando possível.
Pra quem pensa que Dona Maria só nutre um amor pelo país se engana, ela também é a cara do Brasil, sabendo inclusive debater sobre futebol. E ainda acrescenta, durante a conversa, que não entende muito, mas torce para o São Paulo, porque tudo o que remete à cidade ela gosta.
Durante uma hora Dona Maria não parou de falar e todo fim de conversa levava ao amor à cidade e ao país, sempre terminando com a frase em alto e bom som "Eu amo São Paulo!"

Um comentário:

  1. Eu sou assim, também. Posso reclamar muito da vida, mas amo meu país, meu estado, amo São Paulo, e deles eu não reclamo. Só Brasília que não presta rs

    ResponderExcluir