terça-feira, 11 de maio de 2010

A rua tem cultura!

Por: MANUELA CARVALHO


Anderson luta pela inclusão social de moradores de rua.

"As pessoas não acreditam que a rua tem cultura e organização. Acham que lá só tem drogados e bêbados, porém a maioria das pessoas começam a se drogar quando já estão lá." diz Anderson Miranda Lopes, coordenador geral do Movimento Nacional da população de Rua - SP.

Ele tem 34 anos e morou nas ruas de São Paulo por 15 anos. Nessa mesma época foi treichero ( palavra usada para os moradores que se locomovem a pé de um estado para o outro) passando pelo Rio de Janeiro e Bahia.

Em uma viagem, Anderson diz ter andado durante 2 meses de São Paulo até a Bahia, e conta que só conseguiu por causa da soliedariedade das pessoas que encontrava. "Elas sempre me davam algum alimento, é muito bom ver quando as pessoas se importam com você". O motivo da viagem foi a violência da cidade paulista. "Em São Paulo, a guarda metropolitana civil trata os moradores em situação de rua muito mal". Ele saiu da rua por causa da motivação da atual companheira.

O Movimento Nacional da população de Rua é a sua maior e melhor luta, e vive em busca dos direitos da população de rua,
Todos os meses, Anderson reúne os moradores em situação de rua para escutar reclamações e denúncias. A PLENÁRIA FALA RUA sempre é aborda alguma pauta, que envolve cultura e informações importantes.

"Estou a favor das pessoas, quero justiça!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário